Os sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio são responsáveis pela identificação precoce de incêndio em uma instalação Industrial, Comercial ou Residencial.
As principais tecnologias utilizadas para a detecção são:
Detecção convencional: são equipamentos que ao detectarem uma situação anormal fecham um contato seco que notifica a central de incêndio.
Detecção endereçável e/ou inteligente: neste caso existem redes de detectores individualmente identificados. Pelo endereço único a central é capaz de determinar qual o detector em condição anormal.
Detecção precoce por aspiração: uma rede de dutos de PVC conduz o ar do ambiente para um detector que efetua a análise do ar recebido, e detecta alguma anormalidade. São extremamente precisos e sensíveis. São indicados para grandes áreas, locais de alto valor agregado (museus, data centers), ou onde uma detecção de fogo em seu estágio inicial seja necessária.
Normalmente utilizam-se configurações híbridas com as tecnologias acima para uma solução eficiente e de custo apropriado.
A Staefa trabalha com sistemas de detecção de fabricantes de renome internacional, permitindo a escolha e fornecimento que melhor atenda às necessidades técnicas e de melhor custo benefício.
Supressão de Incêndio
Sistemas de supressão automática de incêndio através de gases especiais são utilizados para a proteção contra incêndio em áreas de alto valor agregado, ou que não podem suportar interrupções de funcionamento, como é o caso de data centers, geradores, museus, etc.
A Staefa projeta e instala sistemas de supressão utilizando uma ampla gama de agentes extintores para as mais diversas aplicações:
- Water Mist
- FM-200
- FE-25 / Ecaro-25
- IG-55 / Proinert
- Inergen
- Novec 1230
- CO2
Associados os Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio, a supressão evita perdas humanas e materiais.